A possibilidade de trabalhar com arquivos XML NFe armazenados na nuvem tem ampliado a qualidade do trabalho das empresas contábeis que, cada vez mais, precisam de acessibilidade.

 

Sabemos que a internet tem facilitado e muito a otimização de diferentes atividades profissionais, sendo esta uma nova e positiva realidade para empreendedores e empresários nesse segmento.

 

Considerando as novas tecnologias de armazenamento, as empresas de contabilidade e os contadores contam com melhores ferramentas para agilizar processos, emissão de notas e o armazenamento mais seguro de todos os dados fiscais.

 

Todo esse cenário melhora a qualidade dos processos de compra e venda realizadas por diferentes empresas e clientes, com a possibilidade de criar mais segurança para o acesso e emissão de documentos fiscais.

Dessa forma, estamos abordando um novo conceito de contabilidade digital aplicada para gerar benefícios e valor de mercado para diferentes tipos de clientes e empresas.

 

 

A Contabilidade Digital e o XML NFe armazenados na nuvem

 

Quando falamos em nuvem na internet ou “cloud” nos referimos a um conjunto de servidores que podem ser acessados e usados de qualquer base ou parte do mundo.

 

A nuvem também pode ser compreendida como um servidor virtual que não depende de uma instalação fixa como os servidores tradicionais ou localizados.

Isso amplia o uso de espaço de tipos e peso de arquivos, gerando velocidade e mais abrangência de acesso para os profissionais dessa área.

 

Na prática, imagine selecionar mais de mil notas fiscais e transferi-las de uma vez para um servidor mais rápido com pleno acesso na hora que o profissional precisar?

Agora, imagine essas mil notas sendo impressas para serem arquivadas no armário da empresa de contabilidade? Atualmente, essa prática é impensável para o processo de armazenamento.

 

Ao instalar softwares e aplicativos certos para gerir as notas fiscais de forma digital e online, é possível gerar automação de tarefas e qualificar melhor os serviços.

 

 

Benefícios iniciais

 

Devemos considerar que o avanço tecnológico tem permitido potencializar o trabalho do contador e de todos os envolvidos de uma empresa de contabilidade.

 

Todo o avanço tecnológico ajuda bastante na contabilidade digital gerando aperfeiçoamento de diferentes tipos de serviços para empresas de diferentes setores e clientes que precisam de utilizar os serviços de contabilidade.

 

 

As melhores vantagens

 

Dentre as vantagens que a implantação desses sistemas podem gerar, podemos destacar a otimização de tempo para acessar dados e notas.

Também gerar vantagens organizacionais e de simplificação de processos que iremos detalhar a seguir.

 

 

1 – Aumento da produtividade

 

Quando a empresa instala programas e aplicativos para permitir o uso de arquivos XML NFe armazenados na nuvem, a empresa consegue criar novos caminhos estratégicos.

Vale ressaltar que, boa parte dos aplicativos também são online e não precisam, obrigatoriamente, serem instalados, como por exemplo, o MakroXml, o melhor software para armazenar Notas fiscais eletrônicas na nuvem.

 

No processo da produtividade, a utilização desse processo digital permite criar mais agilidade no atendimento dos clientes, melhorando a satisfação de todos.

 

A competência de uma empresa também está atrelada ao compromisso de oferece o melhor atendimento ao cliente e rapidez para acessar e emitir documentos.

Lembramos que, principalmente, em situações de emergências, o cliente nem sempre está disposto para esperar muito tempo para acessar informações.

 

 

2 – Geração de valor

 

Quando uma empresa consegue atender melhor o seu cliente, ele está gerando valor, qualidade e capacidade de resolver os problemas do cliente.

Agilidade, acesso e tecnologia de ponta são essenciais para o processo de geração de valor de uma marca, empresa e seus serviços.

 

Dessa forma, a utilização de softwares de gestão de tarefas contábeis cria uma melhor visão sobre as tarefas de controle e de contabilidade que são fundamentais para atender da melhor forma possível as empresas parceiras.

 

 

3 – Ampliação de serviços

 

Com a adoção do uso de sistemas de nuvem na internet, a empresa de contabilidade ganha mais tempo para melhorar a qualidade de seus serviços ou para ampliar o seu leque de serviços a serem oferecidos.

 

Essa tarefa também inclui reconhecer as necessidades de cada tipo de cliente que é atendido pela empresa contábil e de analisar o mercado através de um mapeamento da concorrência.

 

 

Melhoria no atendimento

 

Quando a empresa consegue organizar melhor os seus arquivos através de plataformas digitais na nuvem, ela consegue reduzir custos gerados no atendimento.

Através de um bom atendimento online oferecido em serviços de contabilidade ela reduz os deslocamentos de sua equipe e de seus clientes.

 

Por outro lado, ressaltamos que a organização digital e a contabilidade digital não significa criar um atendimento robotizado com as empresas parceiras e demais clientes. A abordagem humana deve ser mantido dentro desse conceito de otimização tecnológica.

 

 

Segurança de documentos

 

Lembramos que o uso de arquivos XML NFe armazenados na nuvem extingue de vez o uso de papéis e de emissão de documentos impressos. Gera um processo automático de digitalização de arquivos e documentos essenciais para o processo de administração, controle e fiscal da empresa.

 

 

Integração de dados

 

O uso de sistemas de nuvens permite o envio e recebimento de documentos de forma rápida e online entre colaboradores que estão na empresa e trabalhando em home office.

Com o uso dessa tecnologia é possível a integração de diferentes sistemas internos para uso da empresa e para ações de atendimento com o cliente final.

 

 

Monitoramento de histórico

 

A entrada e saída de documentos digitais também gera um importante histórico de atividades fiscais que podem agilizar o processo de monitoramento de ações, tarefas e compromissos fiscais junto às entidades do governo e da Receita Federal.

 

 

Aumento da produtividade

 

O uso de informações integradas e amplas na internet otimiza o tempo de trabalho com elevação do rendimento acabando com a demora para procurar um documento específico.

 

 

Conclusão

 

Portanto, a inclusão de aplicativos e softwares como o MakroXml dedicados a eliminar papéis, otimizar processos e aumentar a acessibilidade ajuda bastante uma empresa de contabilidade.

 

Neste artigo apresentamos os principais processos e benefícios de se utilizar a internet nas nuvens como ferramenta estratégica para empresas de contabilidade, atualize seu método agora!