Software para XML, PDF Nfe


Software para XML, PDF Nfe

16, Abr de 2019

Para uma empresa e um contribuinte ter mais segurança sobre as notas fiscais emitidas digitalmente, é importante o uso de software para XML, pois além do DANFe, é necessário guardar o arquivo XML para novas comprovações fiscais junto com a Receita Federal.

 

Mesmo que existam softwares gratuitos, quando os dados se tornam complexos é importante utilizar programas pagos para automatizar a emissão das notas fiscais e arquivar todas as suas informações com segurança.

 

Software para XML

 

No trabalho de emissão e armazenamento de dados fiscais, geralmente, a empresa precisa de um conjunto de ferramentas para auxiliá-la.

 

Basicamente, o setor de contabilidade precisa de ferramentas que permitam visualizar as notas fiscais eletrônicas, apresentar editores de texto para abrir arquivos XML, converter esse arquivo para PDF e DOC, entre outras funções.

 

Utilidade

 

O uso desses programas é aplicado para qualquer tipo de empresa, independente, de sua grandeza e escala de mercado.

 

Além das empresas, os empreendedores e demais tipos de prestadores de serviços podem emitir nota fiscal eletrônica para comprovar seus serviços e registrá-los ao fisco, com recolhimento de impostos ou sem recolhimento no caso de isenções.

 

Basicamente, para emitir a nota fiscal eletrônica basta acessar a chave de acesso concedida pelo site da Secretaria da Fazenda no município, mas, posteriormente, a empresa terá que organizar os dados fiscais de cada operação e venda realizada.

 

Mesmo que o site da Receita Federal ou de sua cidade faça a geração do arquivo XML, é importante ter um sistema para arrumar cada operação realizada.

 

Sistemas e programas que abrem arquivos XML

 

Os sistemas operacionais que suportam a abertura de programas XML são o Windows e o Linux. Porém, para interagir com o arquivo é necessário o uso de um software destinado para essa extensão de arquivo.

 

Depois que instalar um software de sua escolha, basta fazer o download do arquivo XML, clicar sobre ele e selecionar “abrir o arquivo com o Visualizador de Nota Fiscal Eletrônica”, posteriormente salve o mesmo arquivo numa pasta segura.

 

Para quem utiliza o pacote Office da Microsoft, é possível gerar e abrir arquivos com essa extensão no Excel.

 

Segurança

 

Além de guardar o DANFe é necessário guardar os arquivos XML. Pois, a Receita Federal e demais órgãos do Governo poderão solicitar dados mais detalhados sobre cada operação de venda, revenda e entrega de produtos.

 

Conclusão

 

Lembre-se que cada nota fiscal eletrônica deve ser guardada por cinco anos. Durante esse prazo, todos os dados devem ser guardados e conservados com segurança em diferentes tipos de plataforma de sua escolha.

 

Muitas empresas guardam seus arquivos em discos na nuvem, podendo fazer cópias em mídias físicas em caso de perdas de arquivos.

 

A segurança dos dados de atividades da empresa e do empreendedor é essencial para a saúde financeira e fiscal de uma empresa. Para evitar processos e multas junto à justiça e o governo, as empresas devem emitir as notas e manter seus dados armazenados com segurança e de forma acessível.

Comente este post: Software para XML, PDF Nfe

Conheça Nossos Softwares

MakroLock
Software MakroLock

Gerencie Internet, Aplicativos, Rede, USB, Monitoramento de Telas

Teste Grátis
MakroXML
Software MakroXML

Consulta, Download e Armazenamento de XMLs e DANFEs

Teste Grátis
MakroSUS
Software MakroSUS

Gestão de Agentes Comunitários de Saúde de Prefeituras

Cote Agora
MakroDesk
Software MakroDesk

Gerenciamento de Chamados HelpDesk e ServiceDesk

Teste Grátis