[IMPORTANTE] SINIEF alertam a obrigatoriedade do uso de certificado digital para consulta de NF-e, NFC-e e CT-e


[IMPORTANTE] SINIEF alertam a obrigatoriedade do uso de certificado digital para consulta de NF-e, NFC-e e CT-e

21, Dez de 2018

CONFAZ publica ajuste SINIEF que alertam a obrigatoriedade do uso de certificado digital para consulta de NF-e, NFC-e e CT-e.

 

O CONFAZ publicou os ajustes SINIEF 16/18 e 17/18, alertando a todos que, a partir do dia 02/01/2019 a consulta dos documentos fiscais eletrônicos, tais como, NF-e, NFC-e e CT-e, deverão ser feitos exclusivamente com acesso via certificado digital e/ou cadastro de usuário e senha.

 

Essa mudança irá impactar os clientes que hoje usam essas ferramentas disponíveis no MakroXML, ainda não sabemos ao certo como será feita essa mudança, pois foram somente divulgados os ajustes mais não foi feito nenhum ambiente de teste para analise das possíveis mudanças.

 

As pessoas que hoje já usam certificado para download não terão esse problema, pois já estarão dentro da norma.

 

Importante

Reiteramos que nos primeiros dias da mudança poderemos ter a interrupção das telas de acesso para modificações que se façam necessárias. Nesse período recomendamos que sejam feita atualizações diárias da ferramenta MakroXML.

 

O aviso foi publicado no Diário Oficial da União no dia 01/11/2018, o CONFAZ (Conselho Nacional de Política Fazendária) informa que “A disponibilização completa dos campos exibidos na consulta de que trata o caput desta cláusula será por meio de acesso restrito e vinculado à relação do consulente com a operação descrita na NF-e consultada, nos termos do MOC”.

 

 

Informamos ainda para os contadores e escritórios contábeis que peçam a seus clientes que emitem esses documentos que adicionem o CPF/CNPJ no campo Autorizado, que assim liberará automaticamente a consulta dos documentos via certificado digital.

 

Outra opção e solicitar o Certificado A1 ou A3 e instalar no escritório.

 

Para os casos de A3 onde o certificado está no cliente temos ainda a opção do ROBÔ do MakroXML onde instalamos no cliente e aparece de forma automatica os XMLs no escritório (solicite instalação sem custo)

 

Nossa equipe já está preparada

Pedimos compreensão durante esse momento de mudança, pois como citado, não temos total noção das mudanças envolvidas nessa atualização, visto que, a Receita e Sefaz dos estados não apresentarem um ambiente de teste ou prazo de migração.

 

Duvidas estamos à disposição no:

  • Chat Online
  • E-mail: suporte@makrosys.com.br 
  • Fone: (47)3624-1304 Segunda a Sexta das 8:00 - 12:00 | 13:00 - 18:00
Comente este post: [IMPORTANTE] SINIEF alertam a obrigatoriedade do uso de certificado digital para consulta de NF-e, NFC-e e CT-e

Conheça Nossos Softwares

MakroLock
Software MakroLock

Gerencie Internet, Aplicativos, Rede, USB, Monitoramento de Telas

Teste Grátis
MakroXML
Software MakroXML

Consulta, Download e Armazenamento de XMLs e DANFEs

Teste Grátis
MakroSUS
Software MakroSUS

Gestão de Agentes Comunitários de Saúde de Prefeituras

Cote Agora
MakroDesk
Software MakroDesk

Gerenciamento de Chamados HelpDesk e ServiceDesk

Teste Grátis