Os arquivos XML são relacionados a parte fiscal, ou seja, são de suma importância para que uma empresa possa manter sua regularidade diante da Receita Federal. Fazer o download de XML da NFe é muito importante.

 

Quando falamos em arquivo XML estamos falando sobre eXtensible Markup Language. Onde o mesmo é um subtipo da Standard Generalized Markup Language – SGML.

 

 

Download de XML da NFe

 

Significa mais propriamente um tipo de padronização de uma marcação genérica. Padronização essa que pode ser capaz de oferecer vários tipos de dados.

 

Esse tipo de arquivo XML tem como objetivo principal a facilidade de compartilhar informações fazendo uso da internet em todo o mundo.

 

Sendo assim, tudo isso foi para que a NFe se transformasse em um documento capaz de ser emitido, consultado e principalmente armazenado, onde o prazo mínimo de armazenamento do XML é de 5 anos.

 

Por isso é que se torna muito importante o fato de ser feito o download de XML da NFe.

 

E no decorrer do progresso das digitalizações no país, a NFe começou sua história propriamente dita no ano de 2008. Todo esse processo teve como principal objetivo beneficiar todo o processo fiscal, tornando-os mais ágeis.

 

 

Entendendo o download de XML da NFe

 

Tudo pode ser feito através de um painel de controle unificado, onde nele é possível fazer pesquisas, filtrar e até mesmo consultar todas as NFe com  toda facilidade.

 

Tudo sendo feito com toda a segurança necessária e oferecendo muita facilidade de acesso.

 

Esses cuidados são justamente para que não se tenha nenhum problema futuro com o Fisco, o que poderia resultar em multas justamente por faltar registros eletrônicos das notas fiscais.

 

Como tudo foi criado para facilitar o acesso aos arquivos XML, o tempo gasto a partir de tantas facilidades é muito grande.

 

 

Fazendo o download de XML da NFe

 

Para fazer a consulta de NFe, você pode fazer através do site da Receita Federal, onde o mesmo fornece um tipo de ferramenta virtual.

 

Só que essa ferramenta só torna possível baixar apenas uma nota de cada vez. Dessa forma você poderá baixar de forma manual ou automática.

 

 

Forma manual de download de XML da NFe

 

Para que isso seja possível, mesmo que seja feito uma de cada vez o processo é o seguinte:

 

Clicar em “Consultar NFe Completa”, onde tudo é feito mediante o número da chave de acesso da nota. A mesma é composta de 44 números.

 

Ao copiar a chave de acesso, ainda será preciso digitar corretamente o “Código-Captcha”, que nada mais é que aquelas letras que o sistema pode para confirmar que você não é um robô.

 

Este é um processo que pode ser feito de forma bem simples, ao entrar no portal e fazer o processo acima, é possível ver um breve resumo de toda nota.

 

Nesse resumo é possível perceber o Emitente, o Destinatário, a Emissão e o Status.

 

 

Forma automática de download de XML da NFe

 

Na forma automática é indicado que se busque um software que ofereça o máximo para fazer download de XML da NFe. E a melhor solução do mercado é o MakrXML da Makrsys.

 

Um software completo que oferece tudo e muito mais.