Sabemos que baixar XML de NFe com dados da nota fiscal eletrônica é fundamental para resguardar todas as informações geradas e contidas na nota.

 

Muitos softwares profissionais também permitem organizar, localizar e armazenar esse tipo de arquivo de forma otimizada sem depender de linhas complexas de programas gratuitos ou populares como o Excel.

 

 

Como baixar XML de NFe?

 

Essa tarefa exige organização e segurança de dados em relação às notas fiscais eletrônicas, para obedecer as exigências da nova legislação.

 

Todos os dados podem ser armazenados em servidores nas nuvens para não sobrecarregar plataformas físicas de armazenamento de dados.

 

Os arquivos podem ser baixados a partir do site do Sefaz como explicaremos a seguir.

 

 

Baixar XML de NFe

 

Para baixar arquivos fiscais referentes à vendas e entregas de produtos nos referimos à NFe (Nota Fiscal Eletrônica) e CTe (Conhecimento de Transporte Eletrônico).

 

Para baixar esses documentos é indicado utilizar o procedimento de download a partir do Portal Nacional da Secretaria da Fazenda, mais conhecido como Sefaz que permite acesso para pessoa jurídica e física.

 

 

Benefícios

 

Para baixar esses arquivos completos é necessário ter o Certificado para acessar o sistema e realizar o download.

 

Agora, imagine uma empresa que emite dezenas de notas por dia? Mesmo com acesso através da chave e do Certificado, é importante utilizar programas para organizar informações fiscais e contábeis da empresa.

 

Caso a empresa tenha contratado um escritório de contabilidade o mesmo pode ter acesso aos sistemas de geração de nota e de armazenamento da empresa de forma segura e integrada.

 

Dessa forma a empresa passa a ter mais agilidade e segurança. O mesmo pode ser feito caso a empresa tenha um departamento de contabilidade interno.

 

 

Rastrear arquivos

 

Quando uma empresa possui muitas notas eletrônicas e arquivos XML é necessário o uso de sistemas e softwares para realizar o rastreio de qualquer nota fiscal e baixa XML com segurança.

 

Existe um grande risco de baixar e organizar muitas notas fiscais eletrônicas e arquivos XML manualmente. Pois, em certos casos, na perda do Certificado, a empresa terá que acessar nota por nota com o risco de perder notas e demais dados.

 

Mesmo que as cópias dos arquivos XML estejam presentes num determinado computador ou servidor interno da empresa, há o risco de não ordenar os dados e confundi-los com outras operações realizadas.

 

Imagine um conjunto de notas emitidas para um cliente que realizou mais de cem compras no mesmo mês com valores similares?

 

O uso de um software profissional permite rastrear e localizar cada nota rapidamente de forma segura sem perdas de dados e arquivos.

 

 

Conclusão

 

Portanto, baixar arquivos XML requer profissionalização, participação do setor contábil da empresa e uso de softwares que especifiquem e qualifiquem cada tomada de decisão com qualidade e segurança de acesso aos dados.

 

Atualmente, é importante guardar cada nota fiscal eletrônica e o XML por até cinco anos sem perda de dados e informações que são importantes para os setores comerciais, fiscais e jurídicos de cada empresa.