Para efetivar a segurança fiscal da empresa é possível baixar o XML de NFe (Notas Fiscais Eletrônicas). Empresas e empreendedores podem baixar e armazenar esses dados com segurança a partir do site da Sefaz (Portal Nacional da Secretaria da Fazenda).

 

Para realizar o procedimento é necessário possuir vínculo e autorização através do certificado digital para realizar o download.

 

 

Baixar XML de NFe

 

O procedimento para baixar esses documento é válido para NFe (Nota Fiscal Eletrônica) e CTe (Conhecimento de Transporte Eletrônico).

 

Para baixar é possível realizar o download a partir do Portal Nacional da Secretaria da Fazenda (Sefaz) por pessoa jurídica e física.

 

Para realizar o download é necessário ter o certificado digital, seguindo os passos:

 

1 – Instale o Certificado Digital no navegador utilizado para internet.

 

2 – Acesse o Portal Nacional da Sefaz através dos endereços:

 

NFe:  http://www.nfe.fazenda.gov.br/

CTe:   http://www.cte.fazenda.gov.br/

 

3 – Acesse o primeiro endereço acima e selecione a opção: “Consultar NFe Completa”.

 

4 – Informe a chave de acesso da NFe além do código captcha.

 

5 – Clique em “Continuar”.

 

 

Baixar com Certificados A1 e A3

 

Também é possível baixar com o Certificado Digital A1, esse é um arquivo digital gerado e armazenado no próprio computador pessoal do usuário, ele possui validade de um ano.

 

O A3 é um formato diferente, estando disponível em token ou cartão com acesso para qualquer computador. A sua validade é de três anos.

 

Determinados serviços exigem modelo de Certificado Digital do tipo A3: SPED Contábil (Escrituração Contábil Digital); DOI (Declaração Sobre Operações Imobiliárias); eCNHsp e eCRVsp, ambos somente para o Estado de São Paulo; e o Siscomex, o Sistema Integrado de Comércio Exterior.

 

 

É possível baixar sem o Certificado Digital?

 

Sim, é possível. Baixar o XML e NFe sem o uso do certificado exige baixar nota por nota com o risco de perder uma delas. Pois nessa situação a empresa poderá ter perdido a chave de acesso e não conseguir consultar o XML.

 

Quando o usuário baixe o arquivo manualmente, nem sempre é possível saber a verdadeira situação da Nota Fiscal, se ela foi cancelada ou utilizada.

 

 

O que fazer?

 

Nessas circunstância é aconselhável procurar uma nota validada no site da Sefaz (Secretaria da Fazenda). Pois para uma empresa realizar a emissão de forma segura e eficaz é importante utilizar o Certificado Digital.

 

Ele se refere à assinatura digital da empresa e garante a segurança e integridade dos dados durante a emissão da nota fiscal eletrônica.

 

 

Cuidados com a segurança

 

Utilizar um software que baixa e abre um arquivo XML sem o uso do certificado digital pode gerar insegurança de acesso. É importante saber que muitos programas podem criar um XML falso que apresentam apenas informações básicas de uma nota fiscal.

 

 

Problemas com segurança

 

Qualquer aplicativo que ofereça baixar XML sem o certificado digital, merece atenção redobrada. Isso ocorre por uma questão de segurança.

 

 

Conclusão

 

É importante baixar o arquivo utilizando o certificado digital para obter as informações reais de cada nota com todos os dados de cada operação comercial.