Baixar XML de Cupom Fiscal é possível? Sim, desde que o usuário conheça os caminhos do Sefaz (plataforma gratuita oferecida pelo governo) ou de aplicativos pagos que oferecem automação, praticidade e segurança na administração dos arquivos relacionados às notas fiscais eletrônicas e ao cupom impresso.

 

Considerando o novo modelo de criação e emissão de cupom fiscal eletrônico, temos, atualmente, um procedimento online e automático.

Geralmente, boa parte dos estados e municípios oferecem o sistema Sefaz para permitir a visualização de documentos fiscais e para baixar arquivos XMLs.

 

O usuário também poderá organizar essas informações em seu computador particular, da empresa ou com o uso de sistemas pagos cujos serviços digitais oferecem mais segurança e direcionamento do arquivamento e acesso dos arquivos.

 

Nos últimos anos, tem crescido os prejuízos causados pelo mal gerenciamento de notas fiscais, cupons e demais arquivos relacionados a contabilidade. Conhecer a importância de cada arquivo e como melhorar todo o processo de download, armazenamento é vital para evitar dores de cabeça.

 

 

A importância do cupom

 

Quando falamos em Cupom Fiscal, nos referimos à sigla CF-e (Cupom Fiscal Eletrônico) diferente da NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), ou NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica).

Todas elas geram uma versão digital de seus respectivos arquivos, referidos como arquivo XML.

 

Os arquivos XML precisam ser arquivados e guardados pelo prazo de cinco anos para serem acessados em casos de estudo de históricos, questões tributárias, fiscalização e processos judiciais.

 

O cupom, no caso, é referente a um tipo de documento fiscal que precisa de um equipamento específico para ser emitido, o SAT. Enquanto que a nota fiscal eletrônica depende apenas de um software e sua impressão é necessária somente quando o cliente solicita uma via. O cupom surge como possibilidade para substituir as antigas notas fiscais impressas mais abrangentes, de modelo 2.

 

Independente do processo de impressão, o cupom fiscal e a nota fiscal eletrônica necessitam de acesso pleno à internet para iniciar e completar o sistema de identificação e emissão dos dados fiscais referentes à transação de venda de produto ou serviço.

 

No Brasil, nos últimos dez anos, verificamos um intenso avanço nas tecnologias online e digital para a emissão e recuperação de notas fiscais eletrônicas. Essas tecnologias têm acelerado o processo de legalização de empresas e de projetos de microempreendedores.

 

 

Baixar XML de Cupom Fiscal

 

Atualmente, é obrigatório emitir nota fiscal eletrônica, arquivar os dados das notas emitidas e organizar todos os arquivos para situações de consulta e apresentação junto às autoridades.

Essa obrigação vale para o cupom fiscal emitido, independente da natureza da atividade. Seja na plataforma gratuita do Sefaz ou de um software pago é possível visualizar esse tipo de arquivo.

 

Em nosso país, o “cupom fiscal” trata-se de um documento fiscal que equivale a uma nota fiscal eletrônica convencional. Porém, o cupom é emitido por impressora fiscal diferenciada, referida como emissor de cupom fiscal.

Neste caso, depois da emissão, a versão digital desse documento é um arquivo XML que pode ser visualizado, acessado, consultado e baixado a partir do sistema do governo ou através de servidores pagos e particulares.

 

 

O Makroxml

 

Quando utiliza o Makroxml software para a emissão de nota fiscal eletrônica, a ferramenta integra todos os dados de chaves e certificado do usuário para simplificar a emissão, registro, arquivamento e consulta.

Dessa forma, o usuário terá uma área de controle para vendas de produtos e serviços com nota, seja em qualquer ambiente, seja físico ou digital. Ao finalizar a venda, o sistema pode disponibilizar a emissão da nota fiscal eletrônica ou do cupom fiscal de forma rápida e segura.

 

O sistema também proporciona a emissão de forma segura, o que automatiza a guarda e consulta de todos os arquivos, o que pode ser necessário para empresas que emitem notas diariamente.

 

Através do Makroxml os usuários contribuintes não pagam nada pelo serviço básico de emissão e acesso das informações digitais de cada nota. Para baixar XML de cupom fiscal, empresas que possuem maior fluxo de notas e transações comerciais necessitarão do uso de um software poderoso para otimizar a emissão e download das versões digitais dos cupons emitidos.

 

 

Conclusão

 

Portanto, a habilidade de emitir, arquivar e consultar arquivos relacionados às notas e cupons fiscais é importante para a organização gestora e fiscal de uma empresa, principalmente, para elevar a segurança da empresa perante as autoridades e sua reputação no mercado.

 

Não perca mais tempo, conheça agora todas as características que só Makroxml pode oferecer ao seu negócio. Economize tempo, dinheiro e evite prejuízos utilizando a melhor ferramenta para automatizar todo o seu processo de baixar XML de cupom fiscal.