Se você tem o seu negócio próprio e todos em sua empresa trabalham com computadores, provavelmente deve se preocupar com a sua segurança digital.

 

Também pudera: são inúmeros vírus, malwares e outras pragas virtuais assolando a Internet e fazendo o roubo de informações sigilosas, como senhas de contas bancárias.

 

Você tem tentado de tudo para proteger os seus dados, mas mesmo assim está tendo problemas em seus computadores? Neste artigo iremos abordar a importância da segurança digital, incluindo as medidas que você deve tomar.

 

Por que a disseminação da epidemia digital está tão avassaladora?

 

O canal sobre segurança digital do site G1 publicou uma retrospectiva sobre os ataques cibernéticos no ano de 2017.

 

Este ano foi considerado um ano de “pandemia eletrônica”: malwares de roubo de informações que sequestravam os dados e pediam resgate, scripts maliciosos de mineração de bitcoins, até programas confiáveis adulterados para contaminar determinados alvos.

 

Além do aumento da sofisticação tecnológica e da ousadia dos hackers, um “velho aliado” na propagação da epidemia digital que perdura desde os primórdios da popularização da informática – a saber, no ano de 1995 com o Windows 95 – é o descuido e a desinformação do usuário final.

 

Infelizmente, muitos usuários ainda mantém hábitos errados inseguros, como abrir arquivos anexados de e-mails suspeitos e acessar links publicados em redes sociais e mensageiros sem verificar a procedência dos mesmos.

 

Mesmo pessoal de alto escalão do governo tende a dar brecha: um agente contratado pela Agência de Segurança Nacional dos EUA (ou NSA, na sigla em inglês) infectou a sua máquina com malwares vindos de uma versão pirata do Microsoft Office, permitindo o vazamento de informações sigilosas.

 

Como garantir a segurança digital de sua empresa.

Baseando-se neste quadro avassalador na tecnologia da informação, a melhor solução é a mudança de hábitos digitais. Eis o que você pode fazer para evitar o roubo de informações de seus computadores corporativos:

  • Nunca abrir arquivos ou links de remetentes desconhecidos, ou de remetentes conhecidos cuja entrega de tais arquivos ou links parece estar fora do comportamento habitual deles;

 

  • Manter o Windows e todos os programas usados de todos os computadores atualizados;

 

  • Ter instalado em todas as máquinas uma solução de segurança digital e mantê-la sempre atualizada;

 

  • Sempre fazer backup dos dados importantes em uma mídia externa (como um HD externo) ou na nuvem (em algum serviço de armazenamento online);

 

  • Ter um programa de recuperação de desastres, o qual permite fazer imagens dos computadores que podem ser restauradas a qualquer momento;

 

  • Tomar cuidado quando conectar mídias externas desconhecidas, como pen drives;

 

  • Nunca trabalhar com softwares ilegais, pois geralmente costumam embutir malwares neles, adulterando os programas.

Recomendação de software de segurança digital: Makrolock.

 

Para te ajudar nesta empreitada em prol da segurança digital de sua empresa, queremos te apresentar o software brasileiro Makrolock, da empresa Makrosys.

 

Este programa conta com muitas funções, como criptografia de dados, controle e bloqueio de dispositivos USB, controle e bloqueio da Internet, dentre outros recursos. Aliado a um antivírus consagrado no mercado, o Macrolock garantirá a proteção contra roubo de informações de suas máquinas.

 

Se você quiser conhecer mais sobre o Makrolock, visite a página do produto, e se você quiser fazer alguma pergunta a respeito de segurança digital ou sobre este software da Makrosys, utilize o espaço abaixo.

 

Fica aqui um forte abraço e até o próximo post.